Base de armazenamento da Larco promete mais estabilidade e confiança para os clientes da empresa
A construção de uma nova base própria de armazenamento e distribuição de combustíveis tem como justificativa a necessidade de acompanhar o constante crescimento da Larco e a necessidade em atender a Portaria 45 da ANP, que exige a formação de estoque mínimo de 03 dias de vendas, e neste momento está sendo uma das prioridades da Larco.
A nova base de armazenamento está em uma área de 33.582 m2, sendo 16.700 m2 de área construída, e localizada no município de Candeias, próxima a base da PHL, onde a Larco já vem operando em condomínio, no sistema tripartite. Ela também fica próxima à BECAN/Petrobras. Esta nova base própria trará vários benefícios, tais como: uma melhor estabilidade no fornecimento de combustíveis à nossa clientela; qualidade no atendimento; menores prazos e garantia nos prazos de entrega.
Será uma base moderna, que utilizará os mais recentes recursos de automação, podendo citar o agendamento e o controle de fila de caminhões-tanque que irão carregar os produtos armazenados nesta base. O processo de carregamento destes caminhões será inteiramente automatizado, ou seja, o próprio motorista irá fazer o seu carregamento. Nesta etapa, serão utilizados equipamentos que permitirão alta precisão no momento do carregamento, garantindo assim, segurança e tranquilidade à nossa clientela.
A base terá uma capacidade de armazenamento inicial de 12.600 m3 de combustíveis, a exmplo: álcool hidratado, álcool anidro, gasolina, diesel S500, diesel S10, e biodiesel. O projeto é composto de 09 tanques de armazenagem de produtos, sendo previsto mais dois tanques futuros. Terá uma praça de carregamento composta de 03 ilhas, sendo seis baias (ou lages) para os caminhões-tanque.
A base é projetada para não agredir o meio ambiente. O estágio atual das obras está em pleno ritmo na construção dos tanques de armazenagem, e está previsto entrar em outra frente de trabalho com a construção das estruturas metálicas da plataforma de carregamento previsto para início de maio de 2015. Outra frente de trabalho que segue em ritmo acelerado são as obras civis, como os prédios dos módulos administrativos, de controle, drive-in, sala de motoristas, restaurante, etc. A conclusão desta grande obra está prevista para início do próximo mês de outubro.
Cezar Augusto Lima – Engenheiro da Larco