Base de Candeias: sistema de automação e agendamento de carretas atrai atenção de grandes empresas para benchmarking
É assim com os melhores produtos, serviços e práticas empresariais: se tem alguém fazendo algo que se destaca e oferece resultados mais vantajosos, não demora a despertar o interesse do mercado. Foi o que aconteceu com a Larco depois que implantou o novo sistema de automação e agendamento de carretas na base operacional de Candeias (BaseCan). Com a eficiência que alcançamos, agora somos modelo para benchmarking e tivemos a alegria de receber, no mês passado, representantes da Deten Química e da Refit para visitas técnicas às nossas instalações, com o objetivo de aprender conosco.
Deten Química
No início de fevereiro, recebemos a visita da equipe de projetos da Deten Química, empresa de abrangência mundial instalada no Polo Industrial de Camaçari desde 1981. Entre outros compostos, fabrica e comercializa conservantes e as principais matérias-primas para a produção de detergentes biodegradáveis.
De acordo com o Gerente-geral de Operações e Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) da Larco, Antônio Hellidon, o sistema, além do alto grau de qualidade na mistura de produtos, inova por otimizar a gestão de filas dos veículos que aguardam para carregar e descarregar o combustível da Larco. “Ficamos muito felizes pelo interesse da Deten na dinâmica do nosso processo, pois trata-se de uma empresa muito conceituada no que se refere à segurança de processo, produtividade e responsabilidade socioambiental”, afirmou Hellidon.
Carregamento de Carretas
A logística implantada na BaseCan permite carregar seis veículos por vez, distribuídos em 3 plataformas, cada uma com duas posições de abastecimento. Segundo Arthur Castilho, gerente de Operações da BaseCan. o projeto oferece maior confiabilidade e eficiência operacional, além de proporcionar à Larco uma imagem positiva no mercado de combustíveis. “Ao chegar à base, o motorista da carreta digita, em um terminal, os dados do veículo e a senha de acesso gerada no ato do agendamento, após a compra do produto. Em seguida, a carreta se posiciona na fila e, ao passar pela cancela, vai direto para a plataforma, cujo equipamento já está programado para carregar com o tipo de produto e a quantidade definidos pelo comprador”, explicou Castilho.
Refit
Um grupo da empresa Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, do Rio de Janeiro, e única refinaria privada do país – até a compra, no ano passado, da Refinaria Landulpho Alves (Rlam) pelo grupo Mubadala, de Abu Dhabi -, também esteve na base de Candeias, desta vez no dia 18 de fevereiro. “Com características de negócio mais semelhantes às da Larco, a troca de informações foi ainda mais produtiva e reforçou ainda mais a nossa imagem. Esse grupo opera uma área com 50 tanques de armazenagem, em uma planta com automação parcial, e todos ficaram entusiasmados com a nossa estrutura, cuja operação é totalmente automatizada”, declarou Hellidon.
Durante a visita, o engenheiro da Refit, Fernando Matos, destacou a utilização do housekeeping (ferramenta de qualidade que integra o programa 5S e proporciona maior produtividade, incluindo eliminação dos desperdícios, limpeza e arrumação dos ambientes da organização) e o processo operacional adotado pela Larco na BaseCan. “Jamais imaginei que tantas dúvidas seriam esclarecidas nesse encontro. A confiabilidade e a visão de segurança empregadas aqui são dignas de elogios”, concluiu, parabenizando a Larco pelo projeto e instalações.