JOVEM APRENDIZ NA LARCO
O Programa Jovem Aprendiz é uma ação do Ministério do Trabalho e Emprego que através das leis nº 10.097/00 e 11.180/05 preveem que determinadas empresas cumpram com uma cota de contrato de jovens aprendizes em seu quadro de funcionários.
Para participar do Programa o candidato deve ter entre 14 e 24 anos , estar matriculado e frequentando a escola e inscrito no curso de aprendizagem profissional. Hoje, na Larco, temos 8 aprendizes divididos em dois turnos. Contamos também com a parceria do Senac/Ba que tem a responsabilidade da formação teórica desses aprendizes. Cabe à empresa proporcionar a estes a experiência prática e o suporte financeiro para que essa formação aconteça.
O Programa foi pensado para possibilitar aos jovens o acesso ao primeiro emprego, salvaguardando os seus direitos enquanto jovens conforme previsto pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente/ Lei 8.069 de 13 de Julho de 1990).
Um exemplo de como esse programa dá certo é o Felipe Alves do setor de RH, de 23 anos que começou sua vida profissional como aprendiz de uma outra empresa e hoje é funcionário da Larco.
“Iniciei minha vida profissional como jovem aprendiz, fui efetivado, fiz faculdade de Recursos Humanos e hoje consegui emprego numa empresa renomada como a Larco. Apesar de passar por algumas dificuldades como conciliar os estudos com o programa, ressalto que a experiência serviu como um ponta pé inicial para minha inserção no mercado de trabalho”, afirmou Felipe.