Caneca na mão e um passo a frente.
Quantos copinhos descartáveis você usa por dia? Perdeu as contas? Para você ter uma ideia, a Larco consome 280 copos descartáveis por dia. Sem contar o expediente dos sábados, isto dá 1400 copos por semana, 5600 copos por mês, 67200 copos por ano! Deu para perceber a gravidade? Todos os copinhos ou até canudos que você já usou durante toda a sua vida ainda estão por aí.
Pensando nisso a Larco iniciou uma campanha para o uso consciente de copos descartáveis, estabelecendo um novo conceito para a empresa: usar copos descartáveis é gerar lixo sem necessidade!
Uma mudança de atitude foi proposta, e canecas personalizadas com a marca da empresa forma distribuídas para todos os funcionários, assim será possível diminuir significativamente a quantidade de lixo produzido durante o dia. Os copos plásticos só vão deixar de ser um problema para a natureza quando houver uma mudança de comportamento de quem usa o produto. Consumir conscientemente significa atentar para os efeitos que este ato acarreta ao meio ambiente e a toda a humanidade.
Entenda porque reduzir
Nas últimas décadas o copo descartável passou a ser amplamente consumido devido à praticidade, higiene e preço baixo, mas este uso diário tem representado um grande problema para o meio ambiente.
O destino desse tipo de material é o lixo comum, pois não existe reciclagem para copos descartáveis, e sua decomposição na natureza leva séculos (de 200 a 450 anos). Isto porque o plástico comum é um material sintético feito a partir de derivados do petróleo e nenhum microorganismo é capaz de digeri-lo.
De acordo com um relatório do Programa Ambiental da ONU, os produtos plásticos, como garrafas, sacos, embalagens de comida, copos e talheres, formam a maior parte do lixo encontrado no oceano. Em algumas regiões, esse elemento corresponde a 80% do lixo marinho.
Leve essa idéia com você:
– Em casa, opte pelos copos de vidro. Em caso onde não há jeito de fugir do descartável, você pode optar por copos de papel, que também tem seus impactos, mas são mais fáceis de passar pela reciclagem.
– Use os squeezes, que são mais duráveis do que as garrafas plásticas, mas cuidado: ambos podem liberar uma substância chamada bisfenol A, que faz mal à saúde. No mercado existem produtos sem este composto.