Como manter a produtividade no home office
Alterar a forma como trabalhamos foi uma das consequências da pandemia do novo coronavírus. Quando possível, muitas empresas passaram a instituir o home office para manter a segurança de suas equipes, o que provocou efeitos diversos: enquanto algumas pessoas não conseguem se concentrar, os workaholics (viciados em trabalho) esquecem da hora, de tão focados, e acabam ficando sobrecarregados. Por isso preparamos algumas dicas para ajudar você na tarefa de manter a produtividade, mas preservando a saúde física e mental. Afinal, dividir o tempo entre o trabalho, o lazer, a família e as tarefas da casa requer concentração e disciplina.
Método Pomodoro
Esta técnica consiste em dividir o fluxo de trabalho em intervalos de tempo onde a concentração deverá ser intensa – nada de whatsapp, TV, ou conversas paralelas – e outros onde haverá descanso. Cada pomodoro equivale a 25 minutos. Recomenda-se que, ao final desse período, haja uma pausa de cinco minutos. Após completar um ciclo de quatro blocos, o descanso deverá ser maior: entre 15 e 30 minutos. Atualmente há vários aplicativos disponíveis para ajudá-lo a contar este tempo, bloquear distrações digitais e contabilizar as tarefas realizadas. Aproveite!
Espaço de trabalho
Estabeleça um lugar confortável da casa que seja o seu “escritório” durante o home office. Isso não só ajuda o cérebro a internalizar que o trabalho começou, como facilita a compreensão das pessoas que dividem a casa com você de que, naquele espaço, não deverão haver interrupções desnecessárias.
Horários pré-definidos
Acorde no mesmo horário que iria para o trabalho, faça as pausas para o almoço e não ultrapasse o fim do expediente a menos que seja extremamente necessário. Lembre-se: não extrapolar os seus limites ao trabalhar em casa também requer disciplina.
Organize as tarefas
Procure criar uma agenda de atividades, com prioridades, que deverão ser executadas no próximo dia. Estabeleça prazos de acordo com cada demanda: as mais urgentes com deadlines mais curtos, as menos urgentes com tempo de produção mais longo. Isso evita o estresse e a perda de tempo.
Exercite-se
Mente sã, corpo são, como já dizia o filósofo. Praticar atividades físicas melhora a disposição e a motivação, tão essenciais para a produtividade em tempos de confinamento. Faça alongamentos específicos para o home office e exercícios ideais para a prática em casa e com menos espaço. Aproveite os vídeos disponibilizados por profissionais de educação física e fisioterapia na internet durante a quarentena e mantenha a saúde corporal em dia.
Divirta-se
Os pensamentos de tensão excessivos afetam o hipotálamo, que regula todas as funções vitais e também influencia na imunidade. Por isso, reserve momentos para o lazer ou até mesmo para não fazer nada.
Tecnologia
Use a tecnologia a seu favor. Agendas online, organizadores de fluxos de trabalho em equipe, timers, aplicativos de videoconferência e muitos outros estão aí para ajudar na organização, encurtar caminhos e aumentar a produtividade.
Dicas:
Administração de fluxo de trabalho em equipes
Videoconferências
Agenda
https://calendar.google.com/calendar
Pomodoro
Alongamento Home-Office
https://www.youtube.com/watch?v=8qDXescBUnc
Exercícios em casa
https://www.youtube.com/watch?v=cvhQkEjB–o