Encontrar motoristas qualificados tem sido uma dificuldade para o setor de transportes
Mesmo não havendo informações fechadas sobre o déficit de motoristas qualificados, e dentro de um novo padrão que vem sendo exigido no setor de transportes, a falta de profissionais bem preparados para operar caminhões mais modernos vem preocupando as empresas que necessitam desses profissionais.
Na Larco não é diferente, segundo Pricilla Lopes, Gerente de RH, a falta de profissionais qualificados é o maior problema que o setor de transporte encontra. “Quanto maior o nível de exigência para o desempenho de uma dada atividade, como é o caso dos nossos motoristas de Carreta e Bitrem, maior também a escassez de profissionais qualificados nessa área”, afirmou.
Houve uma modernização do transporte rodoviário de cargas, com a utilização de caminhões cada vez mais sofisticados. O que tem dificultado a contratação de pessoas é o não acompanhamento das mudanças tecnológicas que vem acontecendo no meio.
Hoje, para ser contratado, o profissional precisa: Habilitação na categoria E ; Curso MOPE atualizado e constando na CNH; 2º grau completo; Experiência comprovada em CTPS; Conhecimentos básicos em mecânica; Controle e segurança na condução do veículo
Para suprir esse déficit, a Larco começou a pensar em curso que pudesse abranger diversas áreas do conhecimento de transporte, incluindo: Mecânica, controle de segurança, condução do veiculo, direção defensiva , sinalização, condução econômica, e carga e descarga. Curso esse que vai ser oferecido para todos os motoristas que trabalham na empresa.